top of page

Território Educador:
uma Tecnologia Ecoetrix

O que é

O Território Educador é uma tecnologia educativa e de transformação social, ambiental e econômica desenvolvida pelo Ecoetrix Parquescola, com o propósito de criar oportunidades para que pessoas e comunidades caminhem no sentido da própria sustentação e autonomia.

Como funciona o Território Educador

O Território Educador se baseia em um ciclo virtuoso e de desenvolvimento integrado, que se inicia com a escuta das necessidades e dos sonhos dos participantes. A leitura do território se dá por meio de ferramentas técnicas e, principalmente, a partir das impressões de seus integrantes, pois o fator humano é o ponto de partida para toda atuação.

territorio educador 3.png

A formação do núcleo compreende a reunião de pessoas interessadas no autodesenvolvimento e no desenvolvimento comunitário. Estas pessoas se unem em um grupo inicial conectado por propósitos comuns e é este grupo inicial conduzirá as ações locais. Está formado um coletivo e o primeiro passo é fortalecer sua identidade, a fim de guiar a escolha das atividades e a forma como se organizam.


Definida a identidade deste grupo inicial, o próximo passo é aplicar projetos que refletem a escuta - ou seja, que colaboram para realizar os sonhos das pessoas e/ou melhoram um aspecto do território. Ao mesmo tempo, estas ações geram oportunidade de trabalho para os integrantes do núcleo em serviços que se conectam com suas vocações. Estes serviços podem ser remunerados, voluntários ou baseados em troca, conforme o cenário e a condição dos participantes. Ao executar as atividades, o grupo também cria soluções para questões locais se capacita para levá-las a mais pessoas e locais.

 

As vivências podem acontecer dentro do ambiente núcleo - no caso da Oficina do Ser, na sede da associação - ou fora dele, como forma de ampliar os impactos no território. Ao participar das  atividades, mais pessoas tomam contato com os valores e a forma de fazer do Território Educador e podem se interessar em também serem educadores ou multiplicadores. Assim, novas formas de fazer se somam ao coletivo, ampliando o cardápio de projetos. Novos talentos, novas vocações e novos sonhos despertam na comunidade, em constante transformação.

Quatro elementos: eixos do programa

As ações do Território Educador partem de quatro eixos, que compõem os pilares de uma vida saudável e plena. As atividades em si são propostas pelos próprios participantes, de acordo com suas preferências e com as necessidades da comunidade e do local, também levando em conta a disponibilidade de pessoas interessadas em se tornar educadores e com habilidade para compartilhar conhecimento.

territorio educador 5.png
territorio educador 4.png
bottom of page