Sobre o educador

Atividades 2022

A Oficina do Ser tem como objetivo criar oportunidades através das atividades ofertadas onde as pessoas possam ter acesso a cultura, lazer, entretenimento, defesa e garantia de direitos individuais e coletivos, contribuindo com o resgate de sua dignidade humana, autonomia e autogestão. 

Confira as atividades em andamento em 2022:

Oficina de Alongamento

Trabalha-se com mulheres idosas para que se possa auxiliar no fortalecimento físico, psicomotor, sócio-afetivo, além de trabalhar o cognitivo para sua autoestima. Acontece toda segunda e quarta-feira das 9h as 10h.

Oficina de Capoeira


Esta oficina irá proporcionar além do condicionamento físico das crianças e adolescentes, o respeito mútuo e a disciplina entre todos dentro e fora das aulas. Trabalhará também o ensino da cultura afro descendente e a sua importante propriedade imaterial da humanidade. O horário de execução será das 14h as 15h, sendo que cada turma terá a duração de 50 minutos, toda sexta-feira. 

Oficina de Bolos e Doces

Esta atividade visa ensinar práticas de criação de bolos e doces para auxiliar na geração de renda, contribuindo para a erradicação da pobreza. Trabalha-se também o fortalecimento de vínculos familiares e em comunidade. Trabalha a autonomia e a autogestão dos adolescentes atendidos, fortalecendo o seu desenvolvimento humano. No final da atividade será entregue um kit básico de cozinha contendo assadeiras, espátulas, dentre outros itens para que os alunos possam dar início as suas práticas em suas casas. Essa atividade ocorrerá as segundas-feiras das 13h as 16h. 

Oficina de Bateria

Esta atividade visa trabalhar o ensino e prática das aulas de bateria. Visa trabalhar a coordenação motora, o cognitivo, o sócio afetivo e o respeito mútuo dentro e fora das aulas, como também apreender o ritmo e a percussão.  Esta atividade acontece dia de terça-feira a cada quinze dias, sendo um aluno por aula, disponibilizado 50 minutos de aula prática. 

Oficina de Teatro

Montar um grupo de práticas teatrais com mulheres acima de 60 anos. Buscando nas experiências e nos sonhos de cada uma delas a inspiração para o espetáculo, dando voz e corpo aos desejos. Trabalhar o etarismo (preconceito de idade) e a outras limitações. Trabalhar em equipe, cooperar, respirar, melhorar a concentração, cantar, dançar, e as muitas capacidades que o teatro proporciona através da expressão corporal. Acontece toda quarta-feira das 8h as 9h. 

Oficina de Tai Chi Chuan

É uma arte marcial chinesa praticada com movimentos realizados lentamente e em silêncio, proporcionando a movimentação da energia do corpo e estimulando a consciência corporal, a concentração e a tranquilidade. Tem como principais benefícios  fortalecer os músculos,   melhorar o equilíbrio, aumentar a concentração, diminuir a tensão muscular, equilibrar emoções, aliviar o estresse e combater a depressão, dentre outras. Esta atividade possui capacidade de atendimento para 15 pessoas, dentre crianças, adolescentes, adultos, idosos. Acontece toda segunda-feira das 15h as 16h.